No Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas (LIMC) existem linhas de pesquisa em Instrumentação Eletrônica e Biomédica, bem como em Processamento de Sinais de Sensores e de Concepção de Circuitos Integrados Reconfiguráveis. Em Microeletrônica as áreas de interesse são Circuitos Reconfiguráveis, Conversores A/D Sigma-Delta, Circuitos para tratamento de sinais de sensores e de biopotenciais. Em Instrumentação Eletrônica, as pesquisas são voltadas para sensores, em especial os termo-resistivos, e sistemas de aquisição e transmissão de dados para diversas aplicações, destacando-se as de medição de radiação solar, velocidade de fluidos e temperatura. Em Engenharia Biomédica são feitos trabalhos com a técnica das oscilações forçadas para avaliação da função pulmonar e em tratamentos de sinais de biopotenciais.

https://sites.google.com/a/dee.ufcg.edu.br/limc/o_limc/limc.jpg


            O LIMC tem sede na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem como membros professores/pesquisadores da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (UAEE) da UFCG. São mantidas colaborações no Norte e Nordeste com pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Departamento de Engenharia de Eletricidade da  Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Paraíba(UFPB) e do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Grande do Norte (UFRN).



            O LIMC surgiu da interação entre as equipes de pesquisadores das diversas instituições em formação de pessoal no nível de mestrado e doutorado. Um acordo internacional tipo CAPES/COFECUB foi firmado com a Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications, em 1997. Esse acordo envolvia as equipes brasileiras da UFPB (que inclui a atual UFCG) e da UFBA. Em 1998, a equipe da UFPA e em 2000 a equipe da UFMA, passaram a integrar esse acordo. Em 2005 foi feito um acordo CAPES/COFECUB com a Université Pierre et Marie Currie – Paris VI e em 2006 a equipe da UFRN passou a integrar o Núcleo. As equipes da UFCG, UFPB, UFBA, UFPA e UFMA firmaram um acordo de cooperação do tipo PROCAD em 2001, com orientações de teses e dissertações conjuntas Em 2004, um Núcleo de excelência baseado no LIMC foi reconhecido, recebendo apoio da FAPESQ/CNPq.

            Os membros do LIMC já orientaram mais de 15 teses de doutorado, mais de 50 dissertações de mestrado e já publicaram mais de 50 artigos em periódicos e mais de 200 artigos em anais de congressos. Atualmente é coordenado pelo Prof. Raimundo Carlos Silvério Freire.

            O laboratório conta com a seguinte infraestrutura física com 7 espaços seguindo a seguinte distribuição:

        


  • Sala do Professor;

  • Salas de Pós-Graduação;

          
                                   


  • Salas de Iniciação Científica;

                       

  • Laboratório de Instrumentação;

       




  • Minibiblioteca;


  • Copa.